3.10.13

A escrita de Lya Luft


Conheci a escritora através de uma professora e desde então nunca mais parei de lê-la. Lya Luft é uma excelente escritora e tradutora brasileira. É também uma professor universitária aposentada e colunista da revista semanal Veja.
No total, já escreveu e publicou 23 livros, entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis.
Lya Luft trata de assuntos ligados ao ser humano, suas relações e comportamentos, também adora falar sobre o universo feminino e basicamente de coisas atuais.

Sou fascinada pelo lado complicado. Tenho um olho alegre que vive: sou uma pessoa despachada, adoro família, adoro a natureza. Mas eu tenho um outro olho que observa o lado difícil, sombrio. A minha literatura nunca vai ser "aí casaram e foram felizes para sempre". Minha literatura sempre nasceu do conflito, da dificuldade, do isolamento.
—Lya Luft

Assista a este pequeno vídeo, um texto da escritora:




Algumas Citações:

“Andamos tão desencantados que ser decente parece virtude, ser honesto ganha medalha e ser mais ou menos coerente merece aplausos.” 

"Nunca mais haverá uma primeira vez, nunca mais a mesma candura de acreditar que tudo aquilo era eterno. Foram-se os amores que tive ou me tiveram: partiram num cortejo silencioso e iluminado."

"Vou abrir a porta e ele vai entrar. Vai me abraçar, sorrir para mim, vai pegar minha mão, e quem sabe pela primeira vez vamos de verdade falar. Ou calar num silêncio melhor do que qualquer palavra."

No amor pensamos viver finalmente o mito da fusão com o outro. Queremos a identidade nas mãos daquele que de momento é "tudo" para nós.

“De algum secreto lugar me vem a força para erguer a xícara, acender o cigarro, até sorrir quando alguém me diz: ‘Você hoje está com a cara ótima’, quando penso se não doeria menos jogar-me de um décimo primeiro andar.”

“Nem todas as perdas são vida jogada fora, algumas são necessárias.”

“Na época em que mais se fala em natureza estamos mais distantes dela. Ser natural passou a não ser natural.

E então, já conhecia Lya Luft? Também se apaixonou ?

6 comentários:

  1. Gosto muito das citações dela.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Gosto pela sensibilidade e aprofundamento que ela faz nas pessoas e nos sentimentos. Literatura excelente a dela.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma vontade imensa de ler algo da autora. Mas não sei por onde começar...
    {A Fake Blog}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te indico as crônicas que ela escreve na Veja,se gostar, procure os livros ^^

      Excluir

Se sinta a vontade para comentar e dar sua opinião, fico grata por sua visita, volte sempre!